domingo, 11 de dezembro de 2011
Quais são as Novas Mídias e Novas Tecnologias
Sabe-se que o tema em discussão são as novas mídias e as novas tecnologias. Mas, para uma melhor compreensão do tema, faz-se necessário refletir, ainda que rapidamente, o que é web 2.0.
Essa nova conceituação é apenas uma área de estudos sobre as novas tecnologias e novas mídias. O termo foi criado por Tim O´Reilly (2009), coautor do livro Twitter Book. Essa nova forma de ver o mundo das comunicações constitui-se um novo paradigma (Renato Sirakashi), onde o tempo em que o usuário fica on-line resume-se num novo potencial interativo da Internet (Nepomuceno, 2006), num melhor aproveitamento da inteligência coletiva (Marcos Gomes).
Não existe mais a necessidade de um emissor, um receptor e um canal. Existem multiformes canais, emissores e receptores que fazem da mensagem segundo o bel prazer, num liquidificador das ideias em rede.
Costuma-se encontrar referências a uma geração X,Y,Z que migrou massivamente para os meios digitais, buscando informação e entretenimento em tempo real. Ali essa massa de “internautas” se interage, formam grupos, organizam eventos de apoio ou protesto, enfim, uma geração dos Smartphones, do Twitter, do Facebook, do Orkut, dos Bloggers, e das redes em geral (Castells,1999). Se for um benefício ou maleficio das novas mídias ainda é cedo para afirmar, mas que o mundo das comunicações divide-se novamente com essas novas tecnologias isso já é concluso.
Para a enciclopédia livre Wikipédia, essas novas mídias ainda constitui-se “termo amplo”. Segundo essa enciclopédia que é exemplo vivo de nova mídia, visto que todos podem editar seus conceitos, nova mídia pode definir-se como: “Soma de novas tecnologias e métodos de comunicação”.
Ou seja, o individuo possui um ideal e cria um local de interação com pessoas de diversas partes, classes, cultura etc. Desse coletivo social, nasce uma nova massa digital, condicionada para esse fim. Para tanto, fazer comunicação hoje em dia, torna-se necessário compreender, mesmo que superficialmente o que é del.icio.us, technorati, via6, podcast, ou seja, o que é essa tal web 2.0
Daí diz-se que será necessária uma reorganização completa da comunicação tradicional, da educação tradicional, enfim. Se essa nova geração pensa massivamente on-line, então o simulacro é on-line. Daí, educar para essa rede on-line torna-se desafio da escola, já que esta deve preparar o aluno para a vida. E, nesse novo contesto, a vida é digital.
Conclui-se que a inaptidão para com as novas mídias e as novas tecnologias, vai além da exclusão da nova sociedade digital da informação, seria uma inaptidão mental tecnológica diante de um mundo virtual. A rede agrega mudanças comportamentais, sociais, informacionais, que esse indivíduo deve interagir e transformar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário